sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Uma breve história: Rio Pavuna

                                                      Rio Pavuna - Nilópolis/Rio de Janeiro



O Rio Pavuna é um rio que banha a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu nome original era São João da Pavuna. Possui catorze quilômetros de comprimento e nasce no Pântano do Sítio do Retiro, na Serra de Bangu, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Desemboca na Baía de Guanabara, na altura da Ilha do Governador.
A partir de sua saída do parque do gericinó o rio pavuna já sofre com constante poluição. Essa poluição, ocorre por moradores jogar lixo e despejar esgoto clandestino.
E pensar que à 30 anos atras esse rio era desfrutado por moradores, que usavam o rio para pesca, para banhar-se e outras atividades. Mas pelo grande processo de urbanização perto do rio pavuna, gerou a poluição deste, pois os próprios moradores acabaram com o rio.
São João de Meriti, vem com um projeto de recuperação do rio Pavuna desde 19 de novembro de 2008 e prosseguiu até abril de 2009, onde trabalharam cinquenta garis, utilizando carrinhos de mão, enxadas, puçás, pás , coletando o lixo depositado nas margens e também o lixo flutuante, além do apoio de três barcos, uma retroescavadeira, dois caminhões e uma dragline 22 B.
O trabalho de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti levou em consideração que eu rio Pavuna começa no Bairro de Anchieta, cidade do Rio de Janeiro, no Campo de Gericinó, na margem ao sul, e na margem oposta, ao norte, tem a cidade de Nilópolis, onde ocorre a poluição do rio.
O governo do estado, juntamente com a prefeitura, deve acabar com a rede de esgoto clandestina no começo do rio Pavuna, levando saneamento básico a moradores, para que possam iniciar um processo de recuperação do rio.

/J.Paiano

2 comentários:

  1. Passou da hora desse cenário mudar, entra ano e sai ano e as mudanças não acontecem.
    Queremos um lugar melhor, limpo e digno, com saneamento isso é o minimo para termos melhores condições de saúde e de vida.


    ResponderExcluir